31 de mar. de 2010

Jesus Cristo, best-seller


Que Paulo Coelho que nada. Dan Brown? Não chega nem aos pés. Quando o assunto é vender livro, o nome é Jesus Cristo. Não bastasse ser o protagonista da Bíblia – que encabeça a lista de best-seller há pelo menos dois mil e poucos anos – Jesus é o responsável pelo milagre da multiplicação dos títulos. Basta uma olhadinha no Google, ou na estante da livraria mais próxima, para se encontrar uma infinidade de obras que pronunciam o nome Dele (muitas vezes em vão) na capa, num catálogo tão gigantesco quanto versátil de milagres e outras atividades mais mundanas atribuídas ao filho de Deus. Como a Páscoa está aí, batendo na porta, seja você um fiel leitor ou não, selecionei uma pequena lista, dividida por tópicos, do que é possível ler sobre o homem que morreu numa sexta-feira e vem ressuscitando o mercado editorial:

Administração
Para muitos, pecado capital é ter prejuízo. Assim, se você faz a linha capitalista-cristã, a lista começa com Jesus, o maior líder que já existiu, que deve trazer os dez mandamentos para você não falir. No mesmo sentido segue Jesus Coach, que pelo trocadilho deve ser ruim. Mas se com tudo isso sua empresa ainda não entrou no clima do crescei e multiplicai os seus lucros, apele para a bíblia da administração organizacional, que atende pelo nome de Jesus no coração da empresa.
Há outros títulos relacionados ao assunto, alguns com pessoas hierarquicamente superiores a Jesus Cristo, como em ...E Deus criou a empresa familiar, assim como referentes a subordinados Dele, tal O monge e o executivo.

Infanto-juvenil
Ao lado do Código Da Vinci, outro grande concorrente de Jesus Cristo na lista dos dez-mais é Harry Potter. Por isso, o lema é venha a mim as minhas criancinhas leitoras. Proezas do menino Jesus e Jesus, dos 13 aos 30, assim como nas aventuras do pequeno mago de Hogwarts, traz histórias recheadas de mágicas e dramas juvenis.

Psicologia
Embora haja quem insista em fomentar a intriga entre o pai Dele e o da psicanálise – como no livro Por que Freud rejeitou Deus? – parece que Jesus não se ateve a pormenores edipianos. Pelo menos é o que sugere Jesus, o maior psicólogo que já existiu, provavelmente uma tentativa de convencer o leitor a trocar o divã pelo confessionário na hora de exorcizar suas neuroses.

Socialismo
Para muitos socialistas, o cara de barba mais famoso do mundo não é Jesus, e sim, Che Guevara. O desdém por Ele e outros barbudos fica claro no livro Marx enganou Jesus e Lula enganou os dois, embora haja uma corrente meio “ateu graças a Deus” que promova uma reconciliação menos dialética, prometendo episódios anárquicos da vida Dele, vide Jesus – uma biografia revolucionária.

4 de fev. de 2010

More na Tamarineira


Explica essa, Freud: vão vender a Tamarineira.

Parece conversa de sem juízo, mas quem pensou nisso está muito lúcido, isso sim. O terreno do manicômio vale uma nota e todo mundo sabe que rasgar dinheiro é coisa de maluco. Daqui a uns dias, os corretores de imóveis da cidade invadirão o local para dar alta aos residentes, sob o olhar atônito dos psiquiatras. Antigamente, ninguém queria morar na Tamarineira, nem de graça. Hoje, virou sonho de consumo e tem gente disposta a pagar caro.

Uma loucura, né?

Não faz muito e queriam vender a Jaqueira, pelo mesmo motivo. Mas depois de um bafafá, parece que desistiram. A verdade é que os operadores do mercado imobiliário não podem ver um espaço vazio que já pensam em preenchê-lo. Adoram uma plaquinha de vende-se. Gozam quando uma unidade de apartamento é negociada.

O que talvez poucos se lembrem é que o trânsito da cidade já anda enlouquecedor. E se naquela área ali começarem a brotar mais e mais prédios, não tardará o momento em que os motoristas estarão mais loucos no volante que os próprios loucos. No lugar do cinto de segurança, terão que usar camisa-de-força. E o pior de tudo é que a Tamarineira não estará lá para abrigá-los.

Segundo relato dos médicos, a notícia já se espalhou pelos corredores, causando frisson entre os internos. As farmácias na área já registraram um aumento na venda de calmantes, mas há suspeita de que provocado pelo consumo da vizinhança, com os nervos à flor da pele.

A situação está tão complicada que um enfermeiro, no último dia de exame, flagrou dois malucos conversando no pátio:

“Vão vender a Tamarineira”, disse um.
“É mesmo?”, respondeu o outro, questionando em seguida: “Quem disse?”
O primeiro: “Foi Deus”
E o segundo, balançando o dedinho, negativamente: “Eu, não...”